segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Frases bordadas em blusas de malha



Eu tenho visto muitas blusas com pequenas frases bordadas, um simples detalhe que pode mudar totalmente a carinha de uma blusa, principalmente se ela estiver esquecida dentro do armário. Como eu adoro renovar peças, eu decidi bordar uma pequena frase em uma das minhas blusas de malha.

Depois da blusa escolhida, o passo seguinte foi decidir a frase. Eu escolhi o título de uma das minhas músicas favoritas do Beatles: Free as a Bird. Eu acho essa música linda, não apenas pela melodia, mas também por causa da sua letra, repleta de poesia e uma doce melancolia.

Mas, fazer este bordado não foi tão simples assim. A minha primeira idéia foi escrever a frase à mão livre em um papel, passá-la para a blusa com a ajuda de um carbono para tecido e depois bordá-la usando o ponto atrás.

Na teoria, eu tinha um ótimo plano, mas na prática não foi nada fácil. Usar o carbono de tecido em uma blusa de malha tornou-se um pesadelo.  O carbono não marcou a frase como deveria e o resultado foi uma grande mancha na blusa, que amenizou depois de lavá-la (mas não saiu da blusa por completo).  Minha segunda tentativa foi bordar sem usar um risco como guia. O resultado não ficou nada bom: a malha ficou toda enrugada e isso estragou todo o bordado. Minha terceira tentativa foi trocar a linha de meada por uma linha de crochê fininha.  Eu pensei que uma linha mais grossinha resolveria os meus problemas, mas, novamente, não foi isso o que aconteceu. Mais uma vez eu terminei com o bordado ruim devido ao tecido enrugado.

Foi quando eu recorri ao bastidor e, somente desta forma, eu consegui bordar a minha blusa!

Infelizmente eu não descobri uma forma legal de fazer um risco na blusa, por isso eu fiz o bordado à mão livre com linha de meada. Como eu tenho praticado alguns pontos para bordado à mão, além do ponto atrás, eu usei o ponto atrás entrelaçado cruzado e o ponto de alinhavo.




Depois de todo o trabalho, a minha blusa muito simpática e já estou pensando nos próximos bordados feitos à mão!

Para quem gostou da idéia mas não sabe fazer o ponto atrás, nesse post aqui eu explico direitinho como fazê-lo.

Agora basta escolher a sua frase favorita e bordá-la!

Alguém tem dicas de como fazer bordados à mão?

Até a próxima e uma ótima semana para todos!

Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...