terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mês da Costura - Dicas sobre costura

Corte e Costura - Dicas sobre costura


Quando eu comecei a costurar, para mim costura significava quantidade (quanto mais depressa eu costurar, melhor, pois mais peças eu vou costurar).  Hoje, para mim, costurar significa paciência.  Paciência para saber a hora de parar e descansar, a hora de costurar na sequência correta e paciência para ver todo o tecido se transformar em uma peça pronta.

Para mim, ter paciência é a dica de costura mais importante de todas!

É muito comum, principalmente quando estamos aprendendo algo novo, querermos ver resultados imediatos. Essa ansiedade em ver o resultado pode nos levar a cometer erros, tanto na confecção do molde, quanto na costura. Esses erros acabam por interferir no resultado final da peça e quando a peça não fica como imaginamos, muitas vezes paramos de costurar, antes mesmo de começarmos.

Para não perdermos a motivação e continuarmos costurando cada vez mais, eu fiz uma lista das minhas cinco dicas de costura, que eu uso sempre que eu vou costurar:

Paciência - Eu já comecei o post falando um pouco sobre ela. Tenha paciência não apenas em cada processo da costura, mas também com você mesmo. Se errou, aprenda com o erro. Se não ficou como você imaginava, não tem problema, comece novamente. O importante é saber persistir e continuar.

Respeite todas as etapas da costura - Nunca corra para fazer um molde, ou tente dar um “jeitinho” no meio da costura. Quando uma peça começa errada, ela vai terminar errada, independente de todos os “jeitinhos” do mundo. Por isso, quando eu vou costurar, eu separo os dias por etapas: hoje eu farei o molde, amanhã eu riscarei a peça, no dia seguinte eu cortarei o tecido e assim por diante. Desta forma, eu tenho total concentração naquela etapa e sei exatamente o que eu devo fazer naquele dia.

Escolha o seu horário de maior concentração - Eu costumo costurar melhor pela parte da manhã.  Por isso, sempre que possível, eu costuro neste horário, seguindo a minha dica anterior, de costurar uma etapa por dia.

Na hora de fazer o seu molde, faça todas as modificações em cima dos moldes bases - Um dos meus primeiros erros na hora de costurar era justamente inventar detalhes na peça durante a costura. O resultado era uma roupa com erros e eu tendo que descosturar e refazer a peça novamente. Por isso, detalhes, pregas, bolsos, o que for fazer na sua peça, decida isso na hora que riscar o seu molde base.

Comece pelo básico - O primeiro vestido que eu costurei na minha vida tinha gola, manga e botões. Ou seja, eu resolvi colocar tudo que eu podia nele e o resultado foi que eu nunca o usei, pois eu nunca consegui terminá-lo.  Está começando a costurar? Aprenda o básico: o molde base de blusa, molde base de saia e aprenda a tirar bem as medidas. Com esses conceitos em mente, qualquer outra modificação ficará bem mais fácil.
Essas são as dicas que eu uso na hora de costurar. No próximo post eu falarei um pouco sobre a série Eu Não Sei Costurar e de como usá-la da melhor maneira possível!

Então? Qual a sua dica na hora de costurar?

Até a próxima,

Thaís

Para saber mais:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...