segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Mês da Costura - Qual a melhor forma de usar os moldes da série Eu Não Sei Costurar?

corte e costura

Como eu comentei no post passado (se você ainda não viu o post com dicas sobre costura, clique aqui), o primeiro vestido que eu costurei, eu nunca pude usá-lo, pois eu não consegui terminá-lo. Isso aconteceu porque na minha ansiedade de querer aprender a costurar, eu quis fazer um vestido com bolsos, golas, mangas e botões, tudo de uma só vez, sem ao menos ter aprendido o básico.

Os moldes que aparecem na série Eu Não Sei Costurar são moldes bases, ou seja, eles são bases que podem ser modificadas dando origem a peças mais elaboradas.  Mas antes de começarmos a criar peças cheias de detalhes e modificações, temos que aprender o básico.

Então? Qual a melhor forma de usar os moldes da série Eu Não Sei Costurar?

O primeiro passo é aprendermos a tirar as medidas.  Depois que entendemos como funciona esse processo, podemos começar a desenhar os moldes.  Para quem está começando, eu recomendo entender os moldes base de blusa, saia e vestido em primeiro lugar.  Com estes três moldes, as possibilidades são enormes!

Faça os moldes várias vezes, até você realmente compreender o processo.  Depois dos moldes prontos, não deixe de costurar pelo menos uma peça de cada molde sem alterações (uma blusa, uma saia e um vestido).  Isso, para mim, é importante, pois além de ganharmos experiência com a costura, nós vamos nos familiarizando com os moldes. Essa familiaridade deixa mais fácil entender o processo de alteração, como, por exemplo, aumentar o decote ou o comprimento de uma blusa.

Depois que você sentir segurança com os moldes base de blusa, saia e vestido, comece a conhecer os outros moldes, como o molde base de blusa japonesa ou cigana e os outros tipos de saias e vestidos.  Aos poucos, acrescente as mangas e golas e, por fim, se aventure com o molde base de calça.

Você pode pegar o molde que desejar para costurar? Claro que sim!

Mas no momento que eu decidi entender os moldes, e não apenas recriá-los, a minha costura passou a fluir muito melhor.  Não apenas a confecção do molde, mas também todo o processo de costura. Por exemplo, quando você entende por que o ombro fica naquela posição, fica muito mais fácil alterá-lo, entendem?

Você quer aprender a costurar?  Então, entenda os moldes bases =)

Sempre que alguém tiver alguma dúvida, e eu puder ajudar, deixe-a nos comentários ou mande um e-mail para myownlandscapedreams@gmail.com.

Até a próxima,
Thaís

Para saber mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...